É sempre uma boa escolha não escovar os dentes?
- Aline de Freitas Coelho Negri
- 17 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Já estamos "careca" de saber que temos que cuidar da nossa saúde bucal.
O que trago hoje de assunto novo é que deve existir um equilíbrio entre os microorganismos que nela residem: bactérias boas e ruins.
O principal papel da higiene bucal é gerenciar o grau de maturidade dessas colônias que se formam naturalmente afim de ser um bom administrador para que não tenhamos um "problema" no futuro.
E daí no momento oportuno, juntamente com a saliva, exerçam o papel de soldados, cujo objetivo será combater as placas bacterianas.
Agora veja só, diante do que lemos acima, há 3 momentos em que seria mais sensato esperar um pouco para escovar os dentes - hã, como assim?!?!? É issmo mesmo:
1. Antes de uma refeição com alimentos ácidos / bebidas - Qualquer ácido compromete o esmalte dos dentes que ao longo do tempo pode significar problemas. Então, nossa sugestão é evitar a escovação antes de uma refeição para permitir que a película protetora ofereça uma flora oral saudável para proteger nossos dentes do desafio ácido de uma refeição.
2. Imediatamente após uma refeição - Devido aos mesmos ácidos em alimentos e bebidas em uma refeição, também é sensato demorar a escovar os dentes após uma refeição por pelo menos 20 minutos. Enquanto isso, opte por um copo de água demorando cerca de 10-20 segundos para engolir. Este enxágüe rápido com água fresca e de temperatura ambiente ajudará a remover qualquer resíduo de alimentos entre os dentes, além de neutralizar os ácidos ainda na boca e restaurar um equilíbrio saudável para sua flora oral.
3. O pior momento para escovar os dentes: logo após o vômito. Os ácidos de estômago extremamente fortes podem realmente comprometer nosso esmalte. A sugestão aqui é
simplesmente realizar gargarejos com água pura algumas vezes. Misturar hortelã na água a ser ingerida também é uma boa sugestão, é saudável e proporciona um benefício extra ajudando o estômago irritado.
Há momentos em que escovar não é a melhor opção se quisermos maximizar a saúde bucal.
Considere compartilhar este artigo com aqueles que você ama, se você conhece alguém que poderia se beneficiar dessas informações.
Obrigado por nos ajudar a ajudar os outros no seu caminho para a saúde oral ideal.
Comentarios