top of page

Por traz daquelas mãos...


Por trás de um grande profissional sempre tem "ferramentas" que nos auxiliam....

A descrição e todo o cuidado que o profissional dentista tem ao manipular suas ferramentas faz com que tenhamos uma certa curiosidade em conhecer cada uma delas, não é mesmo?

Hoje, vou quebrar esse "tabu" e listar abaixo algumas que utiliamos aqui:

ESPELHO "O espelho bucal talvez seja o instrumento mais usado durante o tratamento odontológico", afirma Cláudio. Esse instrumento é utilizados na maioria dos exames clínicos e serve para o dentista visualizar todos os detalhes do universo bucal do paciente.

PINÇA CLÍNICA Já a pinça é uma das ferramentas menos temidas. Ela serve para pegar ou colocar algo na boca do paciente de forma simples e higiênica, como aquelas bolinhas de algodão.

SONDA EXPLORADORA "A sonda é usada no exame, embora hoje já não se recomenda seu uso na sondagem", explica o cirurgião. Atualmente, ela é utilizada para detectar a presença de cáries ou outras complicações no sorriso do paciente, como uma sensibilidade dentária.

COLHER DE DENTINA Se uma cárie for detectada a colher de dentina é capaz de retirar o tecido cariado e acabar com todo o incômodo causado pela bactéria.

BROCAS As brocas também são utilizadas para remover aquelas inconvenientes lesões cariosas e preparar cavidades dentais para receber restaurações. Junto com a caneta dentária, elas são conhecidas pelo famoso "barulhinho do motor".

HOLLEMBACK Se uma restauração foi feita, esse acessório é capaz de esculpir seu dente. Hollemback faz a inserção de um material pastoso, como resinas, na cavidade do dente que foi trabalhada.

CARPULE É o instrumento que ajuda na colocação da anestesia. O carpule é uma seringa que o dentista utiliza para anestesiar o paciente, fazendo com que ele não sinta dor durante procedimentos cirúrgicos.

CONJUNTO DE FÓRCEPS "Os fórceps são os famosos "boticões", usados para extrações dentárias", afirma o expert. Em um formato de alicate, cada um serve para extrair um tipo de dente, como os siso e os de leite.

CORTANTES Os cortantes são instrumentos de ponta bem afiada, indicados para fazer acabamentos nas paredes das cavidades do dente que serão restauradas.

CALCADORES ESPATULADOS "São utilizados para inserção dos materiais restaurações nos dentes e curativos". Eles preenchem as cavidades dentárias tratadas com algum material curativo.

Agora que você já sabe, não precisa ter receio, apenas confie no seu dentista e mantenha seu sorriso saudável!

(matéria acessada em www.sorrisologia.com.br - acessada em 07/12/2018)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page