top of page

Emoção e Razão


Nossa boca, o início do prazer, saciedade.... Mas, depois o nosso cérebro entra em ação e nos traz algumas reflexões: “Será que agi certo?” Era mesmo para ter comido isso? Nessa quantidade?” Puxa, deveria ter pensado antes...

Emoção e Razão precisam atuar juntos para que tenhamos condições de usufruir de Hábitos Saudáveis, sempre. (Leia mais em uma de nossas matérias sobre a boca, acessando, https://bit.ly/2PKai9o)

Hoje, falo da Microbiota lingual, presente em nossa língua podendo ser ingerida ou aspirada junto com a saliva. E, dependendo da qualidade de sua saúde bucal poderá ser inofensiva, ou não.

Mas, quais consequências teremos ao ingerir a Microbiota Lingual quando não há uma saúde bucal adequada?

Para se ter uma saúde bucal é preciso cumprir com os seguintes requisitos: Higiene bucal diária incluindo o fio dental Visita frequente ao dentista de 3 a 6 meses Hábitos Saudáveis (atividade física e alimentação equilibrada) Qualidade de Vida Qualidade do sono

Portanto, quando não se dá a devida atenção a esses itens nossa saúde bucal ficará comprometida, a Macrobiota Lingual sofrerá consequências negativas e sua ingestão ou aspiração poderá aumentar as chances de doenças, como a pneumonia, por exemplo.

No Japão, pesquisadores realizaram um estudo junto a população idosa (idade de 70 a 80 anos) que não apresentavam dentes, maior experiência com cáries e má higiene bucal e o resultado foi que ao ingerir e aspirar a Microbiota Lingual num cenário negativo (excesso de fungos e bactérias) esse público estará mais suscetível a doenças como a pneumonia, além de contribuir para alguns danos respiratórios. (Caso queira acessar a pesquisa na integra, acesse https://bit.ly/2wgi7sG)

Em nosso blog sempre trabalhamos com a ideia de ações preventivas – atividades que exigem esforço diário para que não sejamos “pego de surpresa” em situações mais graves. E, mesmo assim, ainda corre-se o risco de nossa saúde ser comprometida, seja por acidente ou questões hereditárias.

Melhor não correr o risco não é mesmo?

Leia outras matérias sobre esse assunto:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page